terça-feira, 10 de agosto de 2010

Softwares para gestão de acervo em bibliotecas

Li uma matéria muito interessante na Revista NOVA ESCOLA (Agosto/2010) e achei interessante postar para vocês, principalmente Diretores, Gestores e Bibiotecários.

Segue abaixo três sugestões de software livre para  gerenciar o acervo e controlar empréstimos de livros, que podem ser instalados gratuitamente com a ajuda de um técnico de informática.  O uso de um programa de computador pode facilitar o trabalho do bibliotecário ou professor responsável pelos materiais. Tomem nota!

BIBLIVRE - é uma modalidade de software livre capaz de proporcionar a inclusão digital, considerando-se que um grande número de bibliotecas públicas ainda não está informatizada, por questões técnicas e financeiras, e a maior parte do público que constitui o universo dos usuários finais das bibliotecas públicas, não está familiarizado com o uso de recursos das tecnologias atuais existentes nas bibliotecas mais modernas do mundo. 

GNUTECA - é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos a validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de 2002.
OPENBIBLIO - tem sua codificação aberta, escrito em linguagem PHP, e utilizando como banco de dados o MySQL, ambos desenvolvidos para serem usados em plataforma Linux, mas sendo flexiveis para serem usados em outras plataformas

Nenhum comentário: