segunda-feira, 5 de abril de 2010

Fórum de Tecnologia Aplicada à Educação - UFES

O objetivo geral do Forum é suscitar e promover a discussão, por educadores e demais participantes, da complexa questão que envolve as relações entre a Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC e a Educação.

Público Alvo: Gestores Públicos de Educação (Prefeitos, Secretários, Diretores de Escolas), Educadores em geral e a Comunidade ligada a esta área de conhecimento, principalmente no que se refere à educação básica.

Conteúdo Programático:
CONFERÊNCIA 1 – TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E CIDADES DIGITAIS, vamos discutir informatização das sociedades, aqui entendidas como universos de intervenção ao alcance dos Educadores e Gestores de Educação, bem como o papel da tecnologia no desenvolvimento humano — principalmente das tecnologias mais afetas à educação. Se não entendermos o que está se passando ao nosso redor, dificilmente conseguiremos integrar o computador com naturalidade e sem receios infundados às práticas pedagógicas, formais ou não-formais.
CONFERENCISTA: Mário Marques Alcofra Neto - Graduado em Matemática pelo CEUB-DF, Pós-Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Brasília, Especialização em Qualidade Total pela Universidade Federal de MG/Fundação Cristiano Oton e Associate Member to The Data Warehousing Institute. Executivo da área de Tecnologia da Informação com carreira em empresas nacionais do setor público (SERPRO, GEIPOT, CBTU, PORTOBRÀS), do setor privado (SoftOne, ABC Bul Telematic, Connections Integradora, Solutions Tech) e empresas multinacionais (IBM, Bull Telematic, Query IT Services e Mitchell International), atuando, ainda, como Consultor e Gerente de Projetos.

CONFERÊNCIA 2 – INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO, mensuração dos problemas e as formas de se trabalhar a Inclusão Digital, pois, quando se começa a discutir o uso da tecnologia em sala de aula, acaba-se por discutir as questões mais fundamentais da educação, inclusive o próprio conceito de educação: Qual é a função da educação? Qual é o papel dos conteúdos, da escola e do professor no processo educacional? Que ferramental pode ser utilizado? Que produtos existem? Finalmente, este bloco do Forum apresentará um caso real de sucesso.
CONFERENCISTA: Lisalba Camargo – educadora há 28 anos, dos quais 20 anos se dedica à Tecnologia Educacional, autora e diretora de desenvolvimento projetos educacionais.

CONFERÊNCIA 3 – A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA - ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS DOS GESTORES DA EDUCAÇÃO, discutiremos alternativas para o uso da tecnologia na Gestão da Educação, mais precisamente utilizando-se de Sistemas Aplicativos de Gestão Escolar, que permitam o controle efetivo dos recursos, a avaliação do desempenho de docentes e discentes, o planejamento das ações no sistema educacional e os ganhos para a sociedade que virão da utilização destas tecnologias. Será apresentado um sistema aplicativo que pretende atender estas necessidades.
CONFERENCISTA: Tarcísio Antônio Fernandes – Engenheiro de Computação pela PUC-Campinas em 2000, com especialização em Sistemas de Computação, também pela PUC-Campinas em 2004. MBA em Gestão Empresarial pela ESAMC, em 2009. Experiência como professor universitário pela PUC Campinas, UNIP e Faculdades Network. Atuando há quase 10 anos em soluções de tecnologia da informação para gestão da educação pública.

CONFERÊNCIA 4 – GESTÃO DE RECURSOS PÚBLICOS DESCENTRALIZADOS, neste momento trataremos do acompanhamento da gestão orçamentária e financeira dos recursos da Educação pelos Caixas Escolares. O objetivo é a prestação de serviço de acompanhamento da execução orçamentária e financeira dos Caixas Escolares, por meio de orientações e pareceres técnicos, com emissão de relatórios da execução.
CONFERENCISTA: Marcelo Rodrigues da Rosa - Mestre em Administração/UFMG, na área de Contabilidade e Finanças. Pós Graduado (Especialista) em Auditoria Contábil, Gestão Empresarial, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos e em Direito Tributário. Contador. Controlador de Recursos Humanos do TCE/ES. Coordenador da Pós Graduação/UVV em Contabilidade e Auditoria Pública. Membro da Comissão de Projeto Contabilidade Pública do CRC/ES.

INFORMAÇÕES
Dia: 07 | 04 | 2010 . QUARTA-FEIRA | 14h as 18h
UFES | Auditório do CCJE | Campus Goiabeiras, Vitória-ES
 
Dúvidas pelo e-mail: cursos@fcaa.com.br ou pelo telefone: (27) 4009-7887.
Inscrições gratuitas - clique aqui

Nenhum comentário: