sexta-feira, 12 de março de 2010

Dicas para otimizar pesquisas acadêmicas

Muitas pessoas encontram dificuldades ao pesquisar através da Internet, e  quando utilizam ferramentas de buscas, como o famoso Google por exemplo, ficam em dúvida sobre a veracidade das informações. Com intuito de auxiliar meus colegas de estudo, de trabalho e professores em suas pesquisas, segue algumas dicas:

Google Acadêmico - http://scholar.google.com.br
Pequise diversas literaturas acadêmicas: artigos, citações, resumos,  revisados por especialistas, editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. Você pode também armazenar seus artigos e compartilhar com o mundo inteiro.
Pesquise livros por categoria, os livros são dispostos em miniaturas de imagens das capas, se o livro não for protegido por direitos autorais ou se a editora conceder permissão, você poderá visualizar um trecho do livro e, em alguns casos, o texto na íntegra. Se ele for de domínio público, você pode fazer o download de uma cópia em PDF. Você também pode resenhar cada livro que ler e publicar.

Portal Domínio Público - http://www.dominiopublico.gov.br
Acesse a maior biblioteca virtual de domínio público. Pesquise obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos). Você também pode fazer o download de diversos arquivos de forma livre e gratuita.

Scielo - http://www.scielo.br
A Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, disponível em vários idiomas.


Façam bom uso dessas ferramentas. Espero ter ajudado!

Vanessa Cândido.

Gostou da dica? Comente!

3 comentários:

Léo Batista disse...

a base SCIELO é usada por médico no mundo todo.fonte de alto nível e confiável.

Unknown disse...

Interessante como umas vezes a ferramenta está próximo e não vemos. Uso o Google diariamente e nunca havia passado por estes atalhos. São dicas assim que tornam o trabalho mais fácil.
Muito boa iniciativa.

Unknown disse...

Vanessa,parabéns pelas dicas. Elas são extremamente úteis para as pessoas que não estão familiarizadas com estas ferramentas de buscas, e que não conhecem sites de conteúdos acadêmicos disponíveis na internet. Sem dúvida,uma contribuição inestimável para muitos estudantes. Paulo Fabris