segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores (Prefeitura de Vila Velha)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Vila Velha está promovendo mais um Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de professores. As vagas disponíveis são para Professor Coordenador, Professor de Artes e Professor de Educação Especial - Deficiência Visual, Surdos e Deficiência Mental.
As inscrições começam nesta quinta-feira, 25 de novembro, e vão até o dia 3 de dezembro, das 8h às 17h, no Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental (Titanic), Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha. O edital foi publicado nesta quarta-feira (24) na edição do Diário Oficial.
Serão 304 vagas, sendo 180 delas destinadas a Professor Coordenador, 57 para Professor de Artes e 67 vagas para Professor de Educação Especial, divididas da seguinte maneira: 24 para a área de Deficiência Visual, 24 para a educação de Surdos e 19 para a área de Deficiência Mental. Os contratos terão duração de 12 meses, podendo ser prorrogados por igual período e os salários-base variam de R$ 1.139,66 a R$ 2.485,98, de acordo com a formação.
No ato da inscrição, o candidato deverá levar preenchido apenas um formulário de inscrição, disponível no site da Prefeitura Municipal de Vila Velha (www.vilavelha.es.gov.br). Apenas se forem convocados, os interessados deverão levar cópia de documentos exigidos no Edital.
O processo seletivo será realizado em etapa única, que consistirá em Prova de Títulos, de caráter classificatório, conforme especificado Edital. Exceto para os Professores de Educação Especial.

sábado, 27 de novembro de 2010

Espírito Santo recebe exposição inédita de Tarsila do Amaral

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), no Centro de Vitória, recebe, a partir de terça-feira (30), uma exposição inédita de Tarsila do Amaral, uma das artistas mais importantes do modernismo.

A mostra "Tarsila sobre papel", que tem curadoria de Regina Teixeira de Barros, conta com 70 desenhos da artista, procedentes de diversas coleções particulares e institucionais. A abertura será às 19h30, e a entrada é franca.

"Tarsila sobre papel" ficará em cartaz no Maes até o dia 13 de fevereiro de 2011. A mostra é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio do Ministério da Cultura, e produção da Base7 Projetos Culturais.

O patrocínio é do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), e Odebrecht Infraestrutura. O espaço estará aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas; e aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas.

Serviço
Exposição "Tarsila sobre papel" - desenhos de Tarsila do Amaral
Abertura: Terça-feira (30)
Horário: 19h30 
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro - Vitória ES
Período: até 13 de fevereiro de 2011
Visitação: terça a sexta-feira - das 10 às 18 horas
           sábados, domingos e feriados - das 12 às 18 horas
Visitas mediadas pelo site www.secult.es.gov.br

Ciclo de Palestras
Local: Auditório do Maes
Sempre às 19 horas
Oferta: 40 vagas
Inscrições: Por e-mail (maes.comunicacao@secult.es.gov.br) ou com 30 minutos de antecedência no local

Programação

- 01 de dezembro - "Tarsila sobre papel", com Regina Teixeira de Barros.
- 14 de dezembro - "O Modernismo", com Vera Siqueira.
- 15 de dezembro - "História do Desenho", por Lincoln Guimarães Dias.
"O discurso modernista em Tarsila", por Moema M. Rebouças. Mediação: Adriana Magro.
- 09 de fevereiro - "Desenho na contemporaneidade", por Fernando Augusto.
"Desenho na modernidade", por Ricardo Maurício.
Mediação: Adriana Magro.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sedu divulga edital para contratação de professor DT para ano letivo de 2011

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (22) o edital de contratação de professores em regime de Designação Temporária (DT) para o início do ano letivo 2011. O candidato poderá se inscrever a partir das 10 horas desta terça-feira (23) até as 18 horas do dia 02 de dezembro por meio do link específico no site da secretaria (www.educacao.es.gov.br).

O candidato poderá realizar até duas (02) inscrições, podendo optar por uma (01) modalidade, uma (01) disciplina e (01) município em cada inscrição. Todos os itens informados para fins de pré-requisito e qualificação profissional deverão ser comprovados no dia da chamada, que será divulgada em edital próprio.

As modalidades que o candidato poderá atuar, de acordo com a classificação e escolha, são:
I – Ensino Fundamental das escolas regulares (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de 09 anos, 2ª a 4ª série e 5ª a 8ª série);
II – Ensino Médio das escolas regulares;
III – Educação de Jovens e Adultos das escolas regulares (1º e 2º segmentos);
IV – Educação de Jovens e Adultos das escolas regulares (Ensino Médio);
V – Centro Integrado de Educação Rural (CEIER);
VI – Sistema Prisional (EJA 1º e 2º segmento e EJA Ensino Médio);
VII – IASES (EJA 1º, 2º segmento E EJA Ensino Médio);
VII – Educação Especial;
VIII – Escolas Unidocentes e Pluridocentes;
IX – Coordenador e Pedagogo.


As disciplinas, pré-requisitos e atribuições estão descrito no Anexo I dos editais.

Fonte: Site da SEDU ES

Informações Adicionais: 27 3636-7666

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Documentário vai mostrar história do ambientalista Roberto Anselmo Kautsky

Foi lançado nesta terça-feira (16), na sede da Rede Vitória, o documentário “Senhor das Orquídeas”, que vai contar a história do ambientalista Roberto Anselmo Kautsky, que morreu aos 86 anos de idade. O vídeo, de aproximadamente 35 minutos, será exibido em escolas da rede pública e em exposições culturais realizadas no Estado. 
 
O orquidófilo ganhou notoriedade no mundo após revelar quase 120 espécies de orquídeas, bromélias e animais silvestres. Kautsky dedicou grande parte da sua vida às pesquisas envolvendo o meio ambiente e também se destacou pela forma carinhosa como tratava a natureza. 

Durante o lançamento do vídeo, a família de ambientalista não conseguiu segurar a emoção ao ver uma história contada ao longo de suas vidas agora eternizada em um documentário. O filho, Roberto Anselmo Kautsky, destacou que o documentário é uma forma de fazer com que outras pessoas conheçam o trabalho realizado pelo pai ao logo dos mais de 80 anos de vida. “É uma forma de eternizar o trabalho, que já tinha sido feito através das descobertas dele e é importante que faça parte do currículo de apresentação das escolhas municipais do Estado”.

Perfil:
Roberto Anselmo Kautsky, nasceu em 23 de maio de 1924 na localidade de Santa Isabel, hoje distrito de Domingos Martins. Em 22 de maio de 1933 a família transferiu-se para Domingos Martins, onde reside até hoje. Filho de pai austríaco e mãe alemã, a paixão pelas flores começou aos 9 anos de idade incentivado pelo pai que também foi um amante e protetor da natureza. Roberto, Orquidófilo e bromeliófilo autodidata no estudo de plantas e bichos da Mata Atlântica, é conhecido também como o "Senhor das orquídeas". Roberto é sem dúvida, o símbolo da determinação e do trabalho incansável pela natureza.

Achei belíssima a homenagem ao nosso grande Kautsky e estou ansiosa para assistir o documentário, tenho certeza de que vou gostar!

Para conhecer um pouco mais do seu trabalho acesse o projeto que ele mesmo fundou: O Instituto Kautsky.

FONTE: Folha Vitória.

XXI Feira do Verde em Vitória

A Feira do Verde é o evento de Educação Ambiental de maior representatividade coletiva de Vitória e do Espírito Santo. Sua primeira edição ocorreu em 1990 e desde 2008, o evento é montado na Praça do Papa. A feira reúne cerca de cem expositores, que representam instituições públicas, sociedade civil organizada e empresas privadas.

São discutidas questões ambientais e urbanísticas que interferem na qualidade de vida dos cidadãos, tais como proteção dos ecossistemas, saneamento, água, gestão ambiental. Os agentes participantes são levados a refletir sobre seus papéis na sustentabilidade dos ecossistemas e das populações humanas.

O tema discutido este ano será "Ciência e Tecnologia: instrumentos para um mundo sustentável".

A Feira do Verde de 2010 promove a discussão sobre o uso da ciência e tecnologia,  que são necessários ao desenvolvimento da sociedade e, contraditoriamente, prejudicam a sustentabilidade do meio ambiente. A 21ª edição será realizada de 16 a 21 de novembro, na Praça do Papa.

Informações sobre a programação acesse o site oficial.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Processos Seletivos Simplificados: Prefeitura Municipal de Vitória

Boa noite.

Atenção aos concursos da área da Educação abertos na Grande Vitória no mês de Novembro. Para facilitar a vida de vocês ;) segue abaixo as informações básicas e os respectivos links.

Concurso 1

Cargos: Professor de Educação Básica III - Ciências, Dinamizador de Educação Artística, Dinamizador de Educação Física, Educação Física, Espanhol, Geografia, História, Laboratório de Informática e Língua Portuguesa.
Período para inscrição: de 22 a 24 de novembro de 2010
Endereço para inscriçao: Auditório da Secretaria de Educação – SEME, situado à Rua Arlindo Sodré, 485 – Itararé, Vitória/ES.
Edital de Abertura: clique aqui

Concurso 2

Cargos: PEB - Professor de Educação Básica - Área de Deficiência Mental e PEB - Professor de Educação Básica - Área de Altas Habilidades/Superdotação.
Período para inscrição: 22, 23 e 24 de novembro de 2010.
Endereço para inscriçao: Auditório da Secretaria de Educação – SEME, situado à Rua Arlindo Sodré, 485 – Itararé, Vitória/ES.
Edital de Abertura: clique aqui

Boa Sorte!

Sustentabilidade: Árvore de Natal do Parque Botânico Vale com Pets.

A árvore de Natal do Parque Botânico Vale será feita com garrafas Pets. 
 
Considerando a responsabilidade socioambiental essencial para o futuro das gerações e com a finalidade de manter o compromisso de contribuir ativamente para que as comunidades cresçam e se desenvolvam de forma sustentável, a Vale solicita sua ajuda depositando Garrafas Pets de 2L na administração do Parque Botânico, no período de 12/11 a 26/11  .

Professores de plantão, divulguem nas escolas e comunidades!

Informações: 27 3333-6200

Educação Ambiental: Saco de jornal pra lixeira domestica

O melhor substituto da sacolinha plástica é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. 
 
Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado. 
 
Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.
Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.
Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.
Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:
Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.
Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.
Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:
Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!
É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!
Que tal?
 
Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

Sugerido por: Edna Alexandre.

domingo, 7 de novembro de 2010

Dicionário da Língua Brasileiras de Sinais

Para quem deseja aprender ou mesmo ampliar o vocabulário em LIBRAS, recomendo o dicionário da Língua Brasileira de Sinais OnLine, para acessar clique neste link http://www.acessobrasil.org.br/libras/ . O mais interessante nesta ferramenta é que ao escolher a palavra, um vídeo é exibido no canto e logo abaixo a posição correta da mão. Não tem como não aprender corretamente. Você também pode fazer o pedido do programa em CD. 
Espero que tenham gostado da dica. Um abraço e até a próxima!

SEMINÁRIO TRIBUNA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SUSTENTÁVEL

O Seminário Tribuna de Planejamento e Gestão Sustentável propõe a discussão de um dos temas de mais alta prioridade para o reposicionamento dos planos de negócios das empresas, apresentando uma visão dos cenários prováveis para os próximos anos, as oportunidades de investimento, os desafios para a construção de uma sociedade sustentável, avaliando o momento para a tomada de decisões de crescimento e busca de uma maior participação no mercado.

 PROGRAMAÇÃO

08h às 09h >> Credenciamento
9h30 às 11h30 >> Abertura pelo Superintendente da Rede Tribuna João Carlos Pedrosa
>>Pronunciamento do Governador Paulo Hartung
>>Palestra do Senador Renato Casagrande
11h30 às 13h >> Intervalo para almoço
13h às 14h >> Palestra: "Gestão da Responsabilidade Social na Petrobras", Sue Wolter Vianna, Gerente Setorial de Orientações e Práticas na Àrea de Responsabilidade Social da Petrobras.
14h às 15h >> Palestra: "A Construção Civil Sustentável", Marcos Casado, Gerente Técnico do Green Building Council Brasil.
15h às 16h >> Palestra: "A Educação para a Sustentabilidade: tendências nas Organizações de Ponta", Andrea Ramal, Diretora da ID Projetos Educacionais.
16h às 16h15 >> Intervalo para Coffe-Break
16h15 às 17h >> Palestra: "Os desafios e oportunidades da Logística Reversa para a Sustentabilidade", Nyssio Ferreira Luz, Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Logística (IBRALOG).
17h15 às 18h >> Palestra: "A Sustentabilidade como Estilo de Vida", Usiel Carneiro de Souza, Diretor de Tecnologia do BANESTES.

Data: 22 de novembro de 2010
Local: Centro de Convenções de Vitória
Horário: 7h30 - Credenciamento 9h às 18h - Seminário
Público Alvo: Empresários, executivos, políticos, estudantes e formadores de opinião.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Curso: Gestão de Conflitos no Ambiente Escolar (Disciplina e Indisciplina) - 200 horas

Samar Consultoria informa que estão abertas inscrições para o curso de Gestão de Conflitos. 
 
Uma função estratégica na atualidade dentro das organizações é a "gestão de pessoas", que envolve o desenvolvimento de habilidades na resolução de conflitos. Por ser a escola uma instituição humana, tanto em seus processos quanto em seus resultados, esse é um dos aspectos de desafio constante no ambiente educacional. 
 
Conteúdo programático:
*Liderança em sala de aula
*Criando regras
*Entendendo as causas dos conflitos
*Barreiras para a aprendizagem
*Empatia entre professor e aluno
*Técnicas de ensino
*Indisciplina, causas e soluções
*Aplicando a afetividade na relação professor-aluno e na aprendizagem
*A motivação nas aulas
*Como motivar os alunos
 
Professor/Instrutor: Marco Antônio da Silva (Pedagogo, Filósofo e coordenador da pós-graduação da Faculdade Pitágoras)
 
Ínicio: 06/11/2010 1º módulo: 06/11/10 2º módulo: 27/11/10 3º módulo: 18/12/10
 
Maiores informações: (27) 3315-3404 / 3224-2244 
Site da SAMAR: www.samarconsultoria.com.br
Endereço: Av. Adalberto Simão Nader (Av. que liga a Praia de Camburi a Pracinha de Goiabeiras), nº 753, Ed. Coelho Saraiva (em cima da Compell e ao lado dos Correios), 2º pavimento, Bairro República, Vitória, ES .

RECOMENDO!  

Projeto Itaú - Ler faz Crescer

A Fundação Itaú Social está com uma iniciativa de distribuição de 8 milhões de livros infantis, pois acredita que o incentivo à leitura pode mudar a história de muitas crianças. A ação consiste em: você vai no site lerfazcrescer.com.br e pede a Coleção Itaú de Livros Infantis (é gratuita!) e assume o compromisso de ler um livro para uma criança e depois repassar o livro pra que alguém faça o mesmo.

Achei fantástica esta iniciativa, fiz o pedido do meu kit e em 45 dias estarei recebendo, vamos aguardar...

Um abraço a todos que nos visitam!!!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ufes promove palestra sobre “Políticas Educativas e Trabalho Docente"

 O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação e a Associação Nacional de Política e Administração da Educação, promove palestra que tem como tema “Políticas Educativas e Trabalho Docente”, com Dalila Andrade Oliveira.

Acontecerá dia 17 de novembro, às 19 horas, no auditório do Centro de Educação (CE) - UFES

Mais informações: nepeufes.ufes@gmail.com.
Fonte: http://portal.ufes.br/